sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Programação Litúrgica - 29/11

Tempo do Advento

O ciclo litúrgico que antecede o Natal


A palavra Advento, do latim, quer dizer “Vinda”, “que está por vir”. Para toda a Igreja é momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã.

Neste domingo (29), se inicia o tempo do Advento no calendário litúrgico, o ciclo de espera até o Natal. Todas as missas (7h, 9h, 10h30, 17h30 e 19h30) terão preparação especial na Igreja Matriz de Santo André.

É o tempo de espera e esperança, como uma noiva que se prepara para a chegada do seu amado. Nas duas primeiras semanas somos convidados a vigiar, nas duas últimas nos preparamos para celebrar o nascimento de Jesus em Belém.

Na verdade, Jesus já veio e virá outra vez. Mas nosso encontro com Jesus que vem, acontece todos os dias. Jesus vem até nós na pessoa dos nossos irmãos e irmãs, na oração, na celebração litúrgica ou quando nos reunimos no seu nome de modo semelhante ao que ocorreu com maria, o Espírito nos engravida da Palavra de Deus, na certeza de um novo parto da salvação em nosso tempo. Os anseios do povo coincidem com o plano divino: “a paz que é fruto da justiça”.

Símbolos da espera:
- O principal é a Eucaristia - o sacramento da espera até que Ele venha.

- A Palavra – destaque para o rito da Palavra: lecionário com fitas coloridas, incensado, levado em procissão.

- O Canto do Advento – Hinário Litúrgico – 1º fascículo – introdução – Atenção: Não se canta o Glória..

- A Coroa do Advento – retoma o costume judaico de celebrar a vinda da luz à humanidade dispersa pelos quatro pontos cardeais, expressa nossa prontidão e abertura ao Senhor que vem e quer nos encontrar acordados e com lâmpadas acesas. Elementos essenciais: forma circular, ramagem natural, quatro velas.


1º Domingo do Advento – 29 de Novembro
A libertação está próxima – Os que em ti esperam não serão envergonhados.
Evangelho do dia: Lc 21, 25-28, 34-36; Lucas nos fala da parusia, palavra que significa presença visita festiva de alguém muito importante. É a vinda do Filho do Homem no final dos tempos. A recomendação é “erguer-se, levantar a cabeça”.

1ª leitura: Jeremias 33, 14-16; Jeremias nos dá uma palavra de esperança e amor renovado, não só para o povo de sua época, mas também para nós que herdamos sua profecia.

Salmo 24/25; O salmo se dirige ao Senhor como a um mestre, pedindo que nos guie por seus caminhos, pois Ele é o Salvador, é a bondade, a retidão.

2ª leitura: 1Ts 3, 12-4,2; Paulo, neste documento, que é o primeiro escrito do Novo Testamento, pede a Deus que a comunidade de Tessalônica cresça no amor.

O rito para o acendimento da coroa do Advento será feito através de um voluntário (a) que se aproximará com uma pequena vela acesa, (não usar fósforos ou isqueiros) e fará esta oração “A luz de Cristo que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, console quem está triste e encha nossos corações de alegria de preparar sua vinda neste novo Ano de Graça”.

Neste tempo devemos dar um destaque especial ao rito da Palavra. E lembrar, durante as celebrações, a campanha de evangelização. O evento acontece no 3º domingo do Advento, cujo tema é “Ele se fez pobre para nos enriquecer”.


Colaboração:
Maria Evani

Nenhum comentário:

Postar um comentário