quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Programação Litúrgica 08/11

Palavra valoriza as ações do coração

A partilha dos bens e da vida é a melhor forma de expressar nossa adesão ao projeto de Deus. Nas missas do próximo final de semana devemos repetir o gesto de humildade daqueles que dão o pouco que tem para sobreviver.

Veja abaixo o programa litúrgico do dia 8 de novembro:
32º Domingo do Tempo Comum
Esta viúva pobre deu mais que todos os outros
Evangelho do dia: Mc 12, 41-44; O mestre nos chama hoje a atenção para o valor dos pequenos gestos, o óbolo da viúva nos ensina que a esmola pode ser insignificante, mas o dom é total. Duas viúvas, a de Jerusalém e a de Sarepta nos ensinam com o exemplo do despojamento e confiança total.

1ª leitura: 1 Reis 1, 10-16 O texto nos mostra Elias, escapando da perseguição e da fome, refugia-se em Sarepta, região pagã, Deus vem em seu socorro por intermédio de uma viúva pobre e pagã, contrastando com a rainha poderosa que queria matá-lo.

Salmo 145 (146); O salmo é uma exaltação e louvor no senhor que tudo governa, ele é um Deus que age sempre, faz justiça aos oprimidos, dá alimento aos famintos e liberta os cativos.

2ª leitura: Hebreus 9, 24-28 Na segunda leitura, Paulo nos diz que Jesus é o único sacerdote da nova aliança, mas também é a única vitima. Cristo, com sua morte e ressureição, entra no sabtuário dos céus e nos abre o caminho.

A procissão de entrada, como em todas as missas de novembro, será feita com o círio pascal (santificado pelo batismo), representação de Jesus, e fará menção especial ao mês do padroeiro, ao levar a imagem de Santo André para o altar.

A sugestão para o ofertório é a representação de um pão enorme, a ser repartido entre todos os presentes na celebração, numa reprodução do milagre da multiplicação dos pães.

Na próxima semana comemora-se no dia 15 de novembro, os 120 anos da Proclamação da República no Brasil, momento em que terá solenidades como a entrada da bandeira brasileira e a entoação do hino nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário