quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Programação Litúrgica 22/11

Igreja festeja Dia de Cristo Rei
Católicos também comemoram o Dia Nacional do Leigo


A solenidade de Cristo, Senhor e Rei do Universo, que acontece no próximo domingo (22/11), encerra o ano litúrgico de 2009. A celebração desse dia, é de grande profissão de fé no Senhor da história, que caminha lado a lado com seu povo.

Desde o ano de 1991, o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas também é comemorado simultaneamente a festa de Cristo Rei. A escolha da data se deve ao fato de os leigos da Ação Católica participarem ativamente do movimento Cristo Rei. Por determinação da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), o ato reconhece a contribuição dos leigos para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

34º Domingo do Tempo Comum – 22 de novembro
Nosso Senhor Jesus Cristo, o Rei do Universo

Evangelho do dia: João 18, 33-37; O evangelho de hoje nos mostra que tipo de rei é Jesus. Concentra-se no interrogatório que Pilatos fez a Jesus. Somos chamados a escutar a voz de Cristo e dar testemunho da verdade.

1ª leitura: Daniel 7, 13-14; A 1ª leitura de Daniel narra a visão de quatro feras, que são as forças hostis presentes na história.

Salmo 92/93; O Salmo é um hino que celebra a realeza de Deus, criador do universo.

2ª leitura: Apocalipse 1, 5-8; A 2ª leitura é o início do Livro do Apocalipse. É um livro escrito para animar comunidades perseguidas, mostrando-lhes a felicidade de pertencer a Cristo. João apresenta uma síntese da vida e da ação de Cristo.

Na procissão de entrada será valorizada a cruz, colocando sobre ela um pano branco, sinal da vitória de Cristo sobre a morte. As letras alfa e omega, inscritas na cruz, recordarão a memória do nascimento, morte e ressurreição de Cristo. Durante o ofertório, uma coroa simbolizará Jesus como nosso único rei e Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário