quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Igreja Matriz-100 anos

Comissão define diretrizes
do projeto Centenário
Prioridade agora é o preenchimento das equipes




As comemorações do centenário da Igreja Matriz de Santo André serão somente em 2011, mas a comunidade já deu o pontapé inicial para a preparação da data especial. Nesta quinta-feira (19/11), a Comissão do Centenário deu mais um passo para o sucesso do projeto. A pauta do dia abordou a definição das dimensões e o conteúdo das respectivas pastas. Esta é a quarta vez oficialmente que o grupo se reúne.

Presente a reunião, padre Edvaldo Pereira afirmou a necessidade do comprometimento das equipes no processo de execução das tarefas e ações de cada pasta. "Definidos os rumos e caminhos de cada dimensão e respectiva pasta, agora é hora de viabilizarmos as equipes”, disse o pároco da Matriz. Para isso, no próximo mês, a prioridade total é a escalação dos integrantes que irão compor as determinadas pastas de cada dimensão.
Vale lembrar que o projeto foi dividido em dois grupos contendo quatro pastas cada:
1 – Dimensão Litúrgico-Pastoral (trata-se do carisma e ação religiosa, da vertente estrutural da Igreja e da valorização do templo).
Pastas (departamentos que cuidarão das respectivas funções)
- Obras e reformas (avalia o processo de revitalização da parte interna e externa da Igreja/ pintura, reparos nas escadarias, iluminação, etc).
- Conteúdo das Celebrações (responsável pela preparação especial da liturgia/ ofertório, menção especial na entrada, durante e saída das missas).
- Decoração da Paróquia (cuida do arranjo visual da paróquia/ Interna e externa).
- Planejamento e Orçamento (levantamento e custo do projeto).

2 – Dimensão Histórico – Social: (aborda a memória da paróquia, do passado aos tempos atuais/ contato com a sociedade e a relação com as esferas do poder público e autoridades religiosas)
Pastas (departamentos que cuidarão das respectivas funções)
- Jornalismo (responsável pela comunicação entre a Igreja e comunidade/ pesquisa em arquivos históricos, coleta de depoimentos, produção de vídeo institucional e documentário da Igreja Matriz).
- Marketing e Publicidade (atividades como a criação de logomarca, slogan, divulgação de eventos, campanhas publicitárias, patrocínios, etc).
- Cultura (organiza e faz a curadoria de exposições, parte musical e visitas monitoradas).
- Relações Públicas (pasta que fará o contato com os órgãos públicos como prefeitura municipal, câmara dos vereadores, visitação às empresas e famílias, e Diocese de Santo André).

A quinta reunião da Comissão do Centenário da Igreja Matriz de Santo André está agendada para o dia 10 de dezembro (quinta-feira), às 20h, novamente no Centro Comunitário Padre Capra.

Texto e foto ilustrativa: Fábio Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário