sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O primeiro Apóstolo!

Como parte das comemorações ao Dia do Padroeiro Santo André, que acontece em 30 de novembro, o blog O Apóstolo dá início a série especial da vida do primeiro seguidor de Cristo e ao acompanhamento diário da novena, que começa neste sábado (21/11), às 16h, na Igreja Matriz de Santo André. A cobertura completa estará no O Apóstolo do mês de dezembro.

Relembre agora um pouco da história e trajetória religiosa de André:

A vida e grandeza de Santo André

André era filho de um pescador da Galiléia de nome Jonas e irmão de Simão Pedro. Nasceu em Betsaída da Galiléia (Jo 1-44). Era o mais velho de uma família de cinco filhos: ele, Pedro e três irmãs.

André vivia em Cafarnaum e era seguidor de São João Batista, antes de ser apresentado a Jesus. Reconheceu Jesus imediatamente como sendo o Messias e foi o seu primeiro Apóstolo.
Foi André que apresentou Jesus a seu irmão Pedro. Com Pedro, Tiago e João formava o núcleo dos Apóstolos de Jesus. É mencionado no Novo Testamento como estando presente nos mais importantes eventos da vida e missão de Jesus. Após a ressurreição de Cristo e Sua Ascensão, André recebeu o Dom de Pentecostes com os outros Apóstolos.

Historiadores do início da era cristã mencionam que ele conduziu missões na Capadócia, Galatia, Bithynia, Scythia (do Mar Negro até áreas de parte da Turquia e Ásia). Pregou também em Thrace, Macedonia e em Tesla na Grécia.

O grande serviço de André foi o de aconselhar Pedro, Tiago e João a respeito da escolha dos primeiros missionários que foram expedidos para proclamar e Evangelho do Reino, e também o de aconselhar a esses primeiros líderes sobre a organização dos assuntos administrativos. André tinha o grande dom de descobrir os recursos ocultos e os talentos latentes dos mais jovens. Sentia verdadeira aversão pela adulação e pela insinceridade.

André era um homem de um discernimento interno claro, de pensamento lógico e de decisão firme, cuja grande força de caráter consistia na sua estupenda estabilidade. Era um desses homens categóricos, de temperamento regulado, feito por si próprio, e de sucesso nos seus modestos negócios.

Escapou várias vezes da prisão e de julgamentos. Algumas dessas fugas contou com a ajuda de Anjos. Enfrentou Demônios, salvou um barco naufragado cheio de gente, trouxe pessoas de volta a vida, sofreu perseguições e foi atacado por multidões enfurecidas.

Quando ele foi a julgamento em Achaea, André brigou porque não merecia ser crucificado como seu Mestre Jesus e ainda na cruz ele continuou a pregar por dois dias.

Foi crucificado numa cruz em forma de X em Patrae, na Achaea. André foi amarrado, não pregado de modo que seu sofrimento foi mais prolongado. Seu martírio ocorreu no reinado do Imperador Nero em 30 de novembro de 60 DC. Perto de vir a morrer, uma luz divina envolveu o seu corpo e aqueles que tentavam atormentá-lo ficavam paralisados. Até mesmo o Governador romano Aegeas, ficou louco e sua esposa Maximila, que tinha sido batizada por André, foi quem o sepultou.

Santo André é Patrono da Escócia, Rússia, Grécia, Burgundy, Espanha, Sicília, Baixa Áustria, Nápoles, Ravenna, Brescia, Amalfi, Manila, Bruges, Bordeaux e Patras. Ele é ainda Padroeiro dos açougueiros, pescadores, mineiros, fazedores de cordas e dos casamentos.

Foto:
Pe. Edvaldo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário