segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Crisma parte II - Um ser renovado!

Jovens acreditam nos
ensinamentos do Crisma
Palavra de Deus ajuda no dia-a-dia


A parte principal da celebração do sacramento do Crisma é a unção do óleo pela imposição das mãos do sacerdote. O jovem Felippi Lewkun Macei, primeiro da fila a receber o sacramento, não conteve a emoção. “Estou muito contente”, diz ele, que carregou uma das velas-simbolo, durante o louvor da renovação das promessas do batismo.


Mas a satisfação por parte dos crismandos se deve também ao estudo e debate da palavra divina. Para a garota Gabriela Sousa Longuinho da Silva, a Crisma significa um retorno não só para a Igreja, mas sobretudo para os braços de Jesus Cristo. “Tive um sentimento de realização neste ano. Comecei a prestar mais atenção nas minhas atitudes. Enfim, tudo que aprendi sobre a bíblia e a vida de Jesus espero colocar em prática.”


Segundo ela, o curso da ‘Confirmação’ significa uma volta pro cima. “Me distanciei de Deus durante um tempo. Andava meio desligada da vida. Depois da primeira comunhão, pouco participava das missas.”, confessa.
Há cinco anos como coordenadora do curso de Crisma, Ana Luiza entende que o universo dos jovens é mais amplo do que parece. “Evangelizar é uma das formas de fugir dos obstáculos da vida”. Entretanto, avalia que a igreja deve fazer a sua parte. “A instituição religiosa tem de realizar ações que façam com que os jovens se sintam importantes e incluídos dentro da obra. Se a família se afasta, o jovem se fecha do mundo”, acredita.


Para Ana Luiza, o sacramento do matrimônio é requisito fundamental para lecionar o curso do Crisma. “A experiência familiar, principalmente com os filhos, nos dá ferramentas para lidar com os problemas da juventude”, atesta a coordenadora.
O próximo curso de Crisma terá as datas divulgadas em janeiro de 2010.

Texto e fotos: Fábio Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário