sexta-feira, 12 de março de 2010

Programação Litúrgica - 14/03

4º Domingo da Quaresma
"Este teu irmão estava morto
e tornou a viver" -
"É necessário celebrar a reconciliação".

Dia da Acolhida e Posse
do Pe Danilo José Ravanello

Evangelho do dia - Lucas 15, 1-3. 11-32; Na descrição daquele jovem que saiu de casa iludido por uma falsa ilusão de liberdade, cada um de nós pode reconhecer-se a si mesmo; porém, mais ainda, pode contemplar o rosto do Pai que o espera. Santo Agostinho diz: "quem reconhece os próprios erros e deles se acusa já está com Deus". O filho mais velho representa os que se julgam irrepreensíveis por praticar os mandamentos, entre eles os fariseus e os doutores da lei.

1ª leitura - Josué 5, 9ª. 10-12; A generosidade do pai já estava anunciada no Primeiro Testamento "Paciente e misericordioso é o Senhor, lento à ira e rico de graça. Bom é o Senhor para com todos; sua ternura se expande sobre todas as criaturas".

Salmo 33/34- Nesse clima cantamos o salmo 33: "Provai e vede quão suave é o Senhor".

2ª leitura - 2 Coríntios 5, 17-21 ; Paulo, na 2ª leitura, nos diz que somos embaixadores da reconciliação, que exige uma vida nova e diferente. O começo dessa vida é marcado pelo modo como julgamos os outros. O mundo velho desapareceu, tudo agora é novo.

Sugestão do dia: Como representação, durante o ofertório, voluntários entrarem com sandálias para recordar a caminhada, ida e volta, nossa peregrinação quaresmal, em direção a Jerusalém, à Páscoa.

O evangelho poderá ser cantado ou dramatizado.

Colaboração: Maria Evani


Nenhum comentário:

Postar um comentário