sexta-feira, 5 de março de 2010

Programação Litúrgica - 07/03

3º Domingo da Quaresma
"A paciência de Deus chama à conversão"

Dia da Missa de despedida
do Pe Edvaldo Pereira

Evangelho do dia - Lucas 13, 1-9; Hoje somos colocados diante do Deus imensamente solidário conosco, que quer para nós a vida, não a morte. Deus misericordioso e paciente, que nesta quaresma nos dá um tempo para conversão. Este texto nos fala sobre a necessidade de reconhecer os sinais dos tempos. Duas desgraças públicas daquela época são citadas por Jesus com o intuito de corrigir idéias erradas sobre a ação de Deus. Jesus faz um apelo para não se sentirem justos diante de Deus nem considerarem as vitimas de desastres como pecadores castigados. Os desastres não são castigados, são advertências. São sinais de Deus para que o homem não se sinta seguro demais no seu caminho. Não sabemos a nossa hora. Aproveitemos do tempo ainda disponível. A urgência da conversão é ilustrada com a parábola da figueira estéril.

1ª leitura - Êxodo 3, 1-8. 13-15; Na primeira leitura Deus se revelou a Moisés num fogo que não se consome - imagem de sua santidade que nos atrai, mas também exige de nós pureza de coração e eliminação do orgulho, ambição, inveja, exploração, intenções ambíguas, e todas essas coisas que mancham o que somos e o que fazemos.

Salmo 102/103- Hoje cantamos o Salmo 102/103 " O Senhor é bondoso e compassivo".

2ª leitura - 1 Coríntios 10, 1-6, 10-12 ; Paulo, na segunda leitura, nos lembra que o povo de Israel, ao ser libertado do Egito, experimentou imensa solidariedade de Deus, contudo, a maior parte desse povo não foi fiel a esse Deus e acabou morrendo, ficou no deserto. Que isso nos sirva de exemplo, como advertência sobre a falsa segurança religiosa.

Sugestão do dia: Na Missa de Despedida do Padre Edvaldo Pereira, às 10h30, haverá a participação de todas as pastorais. No ofertório será montado um painel com a foto da Matriz. Cada pastoral levará um "tijolinho" da igreja, que será construída com essa montagem. Imprescindível chegarem antes para preparar a ordem da procissão que será bem longa, com 25 participantes. Nossos agradecimentos ao fotógrafo Carlos Segantini que está colaborando coma realização do projeto. Além do tijolo da igreja, cada pastoral poderá levar uma lembrança para o Pe Edvaldo - um cartão com as assinaturas dos participantes da pastoral, ou a lembrança que entender que represente o seu grupo.


Colaboração: Maria Evani


Nenhum comentário:

Postar um comentário