sábado, 26 de dezembro de 2009

Programação Litúrgica - 27/12

Festa da Sagrada Família

O mundo é a família sagrada de Deus. Celebrando a Sagrada Família, valorizamos a vida de nossas famílias, com suas alegrias e sofrimentos, como santuário da vida.

Evangelho do dia: Lc 2, 41-52; O Evangelho nos apresenta a maturidade de Jesus. Revela que o Seu mundo ultrapassa os limites da família a que pertence pelos laços de sangue.

1ª leitura: Eclo 3, 3-7; Na 1ª leitura, o perdão dos pecados ocorre não por meio de um rito externo, mas de uma atitude traduzida em amor pelos pais, sobretudo quando esses se encontram em estado de carência. Amar, obedecer e respeitar a fonte da vida que são os pais, é amar, obedecer e respeitar a Deus, origem de toda a vida.

Salmo: 127/128; O Salmo é sapiencial e traz a proposta concreta da Felicidade baseada na Lei, a proposta de Jesus é a expressa nas Bem-aventuranças.

2ª leitura: Cl 3, 12-21; A 2ª leitura é a carta aos Colossenses e retorna a catequese sobre as relações humanas em todas as dimensões e, em especial no âmbito familiar. Paulo ensina que conviver com os outros requer humildade, acolhida mútua, paciência.

A sugestão do dia é a Entrada da Sagrada Família, levada por uma família voluntária da comunidade.

A Liturgia da Palavra será feita por uma família; o Pai Nosso entoado de mãos dadas, como uma grade família; Todos comungarão nas duas espécies; E no final, a Benção sobre as famílias, com o Canto " Oração da Família", composição de Pe. Zezinho.



Colaboração: Maria Evani



Nenhum comentário:

Postar um comentário