quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Congresso da Legião - parte I


Encontro une legionários de Maria
Confraternização faz balanço do ano de 2009

A Igreja Matriz de Santo André foi sede do Congresso Anual da Legião de Maria, ocorrido no último dia 29 de novembro, no Centro Comunitário Padre Capra. O encontro dos legionários ativos e auxiliares faz parte do calendário fixo de eventos da Associação.

Estiveram presentes oito paróquias da Região Centro/Utinga, sendo que compareceram nove Praesidiuns: Matriz Santo André, Santo Antônio, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Fátima, São Judas Tadeu, Nossa Senhora Aparecida, Santa Joana D'Arc e São Camilo de Lélis (com 2 Praesidiuns).

O programa do Congresso começou na parte da manhã com a reza do rosário. Em seguida, aconteceu o aprofundamento do evangelho acompanhado de uma palestra. À tarde, os legionários assistiram a outra palestra com a presidente do Comitium Auxiliadora - Santo André, Aparecida de Jesus Silva. Após a explanação sobre o Manual da Legião de Maria, os participantes reuniram-se para a dinâmica em grupo. Ao final do dia, todos assistiram a Santa Missa celebrada pelo pároco da Igreja Matriz, padre Edvaldo Pereira.

Durante a dinâmica, os legionários se dividiram em cinco grupos, onde foram realizadas uma reflexão sobre o trabalho ao longo do ano e estabelecidas algumas prioridades para o ano de 201o.Veja quais são a seguir:
  • Visitas a hospitais, asilos e mães de detentos;
  • Procurar as pastorais para o treinamento e formação do trabalho voluntariado, por exemplo, na Pastoral Carcerária e Pastoral da Saúde;
  • Encaminhar para associações/ instituições as prostitutas, travestis e dependentes químicos;
  • Trabalhar e propagar a Legião nas escolas. Fundar Praesidiuns juvenis;
  • Fortalecer os Praesidiuns na ação evangelizadora;
  • Divulgar as ações nos meios de evangelização (rádio, Tv, internet, jornal);
  • Intercâmbio entre os Praesidiuns (troca de experiências).
A Legião de Maria foi fundada pelo irlandês Frank Duff, no dia 7 de setembro de 1921, e atualmente reúne católicos leigos ao redor de todo o mundo.


Confira as fotos do Congresso da Legião:














Texto e fotos: Fábio Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário