quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Mensagens de Natal - parte II


Reflexões para uma vida feliz!

Caminhar e não chegar. Sonhar e não acontecer. Projetar e não cumprir. Nadar e morrer na praia... Amar e não ser correspondido. Lutar e não vencer. Buscar a felicidade e viver a realidade.

Acreditar e não confiar. Se você passou por tudo isso e ainda persistir a sensação de inutilidade, não se preocupe, você não está sozinho. Em tempos de pós-modernidade onde o subjetivismo permite tudo e os avanços tecnológicos criam necessidades para propor facilidades, a sensação de frustração está presente em grande parte do planeta.

Todo ano você fica com aquela triste sensação de que o tempo passou muito depressa. Você fez muitas coisas, está estressado e parece que não fez quase nada. O dia continua com as mesmas 24 horas de outros tempos. E assim os meses, os anos, os séculos... Afinal o que mudou? Temos mais progressos e menos qualidade de vida. Conhecemos mais sobre ciência, biotecnologia, nanotecnologia e continuamos morrendo de uma simples gripe.

Aumentamos o poder destrutivo da terra com armas cada vez mais sofisticadas e caras e ainda morremos de fome e inanição. Construímos computadores cada vez mais avançados para uma realidade virtual e nos esquecemos da arte do diálogo real. Modernos em muitos aspectos, primitivos em tantos outros.


Você não precisa eliminar as conquistas dos tempos atuais, mas também não deveria abrir mão dos valores humanos. Aqueles trinta segundos que você permanece trancado no elevador diante do desconhecido, mudo como uma estátua, poderia fazer a diferença com um simples sorriso e um bom dia despretensioso. Custa muito pouco, mas faz um bem enorme a quem dá e a quem recebe. E se você acha que está tudo muito complicado, comece a mudar o mundo a partir de você. Força!! Você consegue! Outras pessoas o imitarão.

Comece a brincar com crianças. Converse com pessoas mais velhas. Ajude alguém com necessidade a atravessar a rua. Sinta a grama molhada sobre os seus pés. Uma vez na vida tome banho de chuva. Convide um amigo para tomar o chá da tarde e jogar conversa fora. Seja gentil. Não jogue lixo na calçada. Cumprimente as pessoas. Seja o bobo da corte de vez em quando.

Admita que errou e peça desculpas. Não se preocupe com a sua imagem. Todo mundo erra. Diga para as pessoas o que você sente. Resgate o valor das pequenas coisas. Lembre-se: um grande incêndio começa com uma pequena faísca.

Se você conseguiu chegar até o fim desse texto, parabéns! Tudo isso foi apenas para agradecer a sua caminhada ao longo do ano. Você foi e sempre será insubstituível. Obrigado por fazer parte da Igreja Matriz de Santo André.

Feliz Natal e um abençoado Ano Novo.

São os votos de Padre Edvaldo Pereira
(pároco da Igreja Matriz de Santo André)

Nenhum comentário:

Postar um comentário