sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Programação Litúrgica - 13/12

O Natal está chegando...

Dia também celebra a Coleta da Evangelização

Domingo é um convite a alegrar-nos porque está perto o Natal. É tempo de redobrar nossa esperança, fortalecer nossa caminhada e correr decididos e alegres ao encontro do Senhor que vem.

Neste dia, ainda se realizará a Coleta Nacional da Solidariedade, em favor da evangelização, com apoio da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil). Todos que levaram o envelope amarelo para casa deveram devolvê-lo em uma das seguintes missas: 7h, 9h, 10h30, 17h30 ou19h30.


3º Domingo do Advento – 13 de dezembro –Alegrai-vos sempre no Senhor como construir a nova história.

Evangelho do dia: Lc 3,10-18; O evangelho nos traz o testemunho de João Batista, o Precursor, que é um pequeno programa de vida: viver a partilha, a justiça e o poder-serviço.O povo se dispõe a mudança de conduta. A palavra é clara! Compartilhem o que vocês possuem, roupas, comida. É hora de viver na justiça, na partilha e na solidariedade.

1ª leitura: Sf 3,14-18ª; O profeta Sofonias tem como pano de fundo a realidade do exílio da Babilônia e o sofrimento do povo destruído. É uma mensagem de esperança dirigida a uma minoria que sobreviveu à catástrofe nacional. Ele anuncia restauração, retorno, alegria, aclamações, júbilo, risos e o amor que renova.

Salmo: Cânt Is 12, 2-6; O Hino (Isaías) de ação de graças repete várias vezes a idéia de que Deus salva! É a salvação! É o salvador!

2ª leitura: Fl 4,4-7; Paulo escreve que a fé na vinda do Senhor deve manter a comunidade na bondade, na moderação , sem inquietudes, na oração, súplica e ação de graças.


A sugestão do dia é acender a 3ª vela (cor rosa) e o gesto pode ser acompanhado por frase ou refrão das leituras do salmo. A primeira leitura expressa a alegria e a esperança da presença de Deus ao lado de seu povo. Como prioridade, pode ser declamada por dois ou mais jovens da comunidade.


Texto: Fábio Sales

Colaboração: Maria Evani


Nenhum comentário:

Postar um comentário