domingo, 6 de dezembro de 2009

Boa ação!

Palestra ensina métodos para
a prevenção ao Câncer Bucal


A palestra sobre Prevenção ao Câncer Bucal, com apoio do ECC (Encontro de Casais com Cristo) da Igreja Matriz de Santo André, aconteceu no último dia 26 de novembro, no Centro Comunitário Padre Capra. O palestrante convidado foi o Dr. Marcos Rodrigues Pinchiari.



Ele iniciou a exposição do assunto, através da apresentação de slides, que traziam ao público informações sobre as doenças provenientes da boca. As mais comuns são a cárie, as periodontais (gengiva), problemas endodônticos (canal) e o mal posicionamento dentário.


O câncer de boca, sexto tipo mais popular no mundo, têm maior freqüência em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos. É uma doença grave e se não tratada inicialmente, como qualquer tipo de cãncer, pode levar a morte. Diagnosticada precocemente, tem 90% de chances de cura. Neste ano de 2009, no Grande ABC, foram confirmados 18 casos e mais 34 tipos de lesões bucais, segundo o cirurgião-dentista Marcos Pinchiari.


Pinchiari explicou que a grande profusão do cãncer se deve muitas vezes ao sistema imunológico fraco e sobretudo a falta de informação. "Tem pessoas que vão a praia e não passam protetor nos lábios. O risco de se contrair um câncer pode ser grande", avisa. No entanto, ele revela que ter hábitos saudáveis se torna uma ato preventivo. " Escovação fundamental de 4 a 6 vezes ao dia, fio dental e visitas semestrais ao dentista são essenciais ", afirma. Outra dica é evitar o consumo de alimentos gordurosos, ingestão de bebidas alcoólicas e o fumo. " Ter um alimentação balanceada a base de frutas, legumes e verduras é o ideal", indica Pinchiari.


Depois da palestra, uma equipe de voluntários cirurgiões-dentistas da APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas) do Grande ABC realizaram o auto-exame para a comunidade da Matriz. "Qualquer pessoa pode verificar se há algum sintoma. Puxe o lábio inferior, ponha a língua para fora, levante-a, veja se há feridas nas gengivas ou lábios", ensina Pinchiari.


Para quem não tiver condições de realizar um tratamento particular, Pinchiari sugere procurar as UBSs (Unidade Básica de Saúde) ou mesmo instituições e faculdades que dão descontos e facilitam o pagamento.

Mais informações podem ser obtidas no site da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) www.apcd.org.br . Dúvidas pelo e-mail:mpinchiari@yahoo.com.br




Texto e fotos: Fábio Sales


Nenhum comentário:

Postar um comentário