quarta-feira, 14 de outubro de 2009

União de culturas!

A versatilidade dos latino-americanos

Música, dança e futebol alegram o dia

(da esq p/ dir: Zequinha, Nestor, Iolanda, Gugu e Anselma)

Bandeira em punho. A canção do país. Comidas típicas. O gingado original... Tudo isso pode ser presenciado em mais um almoço de confraternização, organizado pela Pastoral Latino-americana de Santo André, no último domingo (11/10), no Centro Comunitário Padre Capra.

( da esq p/ dir:Dr. Andres, Teresa, Alicia, Zequinha, Tomaza e Nanci)

A comunidade latino-americana degustou um cardápio da cozinha paraguaia, que incluía desde carne, salada, macarrão nativo do Paraguai, sopa (torta salgada) até a famosa bebida local, o tereré (uma espécie de chá gelado, similar ao chimarrão).

(músicos paraguaios apresentam canções folclóricas)

O evento mensal, que ocorre todo segundo domingo do mês vigente, logo após a celebração em espanhol, às 12 horas, na Igreja Matriz de Santo André, arrecada fundos em prol da Pastoral Latino- Americana. O próximo almoço acontece no dia 8 de novembro.

(o paraguaio Roberto)

Futebol é assunto nas mesas
Em semana de eliminatórias para a Copa do Mundo 2010, na África do Sul, a pátria é mais do que lembrada. O papo não podia ser outro, senão a classificação para um dos eventos mais importantes do mundo.

(mesa do Padre Oscar e paraguaios)

Povos da América da Sul, amantes da peleja por natureza, celebravam o bom desempenho de suas respectivas seleções. Na mesa paraguaia, liderada pelo padre Oscar , o otimismo pela ótima campanha era evidente. Na mesma toada, ao lado, os chilenos entoavam o tradicional grito da torcida de La Roja “Chi-Chi-Chi Lê -Lê -Lê ”, cantavam eufóricos após 12 anos sem ir à Copa.

(chilenos entusiamados com a seleção)

Os argentinos, concentrados para o grande duelo contra a seleção celeste, não compareceram ao almoço. Entretanto, o Uruguai esteve muito bem representado por um senhor que entende muito da redonda. “ Joguei muita bola quando era jovem. Vi a minha seleção ser campeã ao vivo, inclusive em 1950, aqui no Brasil, no chamado Maracanazzo. Foi um dia marcante para o povo uruguaio”, diz o aniversariante do dia, Barretto, que completou 82 anos de vida.

(mesa uruguaia de Barretto e convidados)

Mesmo eliminada da Copa, e com o consolo de ter vencido o Brasil no último domingo, por 2 a 1, a Bolívia tinha representantes da ala feminina, que alegraram o público com danças folclóricas e brincadeiras.

(as bolivianas Alícia, Tomaza e Nanci)

Nesta seção prestaremos uma homenagem aos povos dos países que integrarão a Copa do Mundo 2010:

A seleção brasileira, depois de um empate sem gols com a Venezuela, classificou-se em primeiro lugar com 34 pontos. O Brasil, do técnico Dunga, teve como destaques o craque Kaká, o goleador Luís Fabiano e a muralha Julio César. Agora, os brasileiros caminham para o hexa!


O Chile, do artilheiro das eliminatórias Suazo e do craque 'el mago' Valdívia, ficou em segundo lugar, ao ganhar do Equador por 1 a 0. O combinado chileno, dirigido pelo argentino Marcelo 'El Loco" Bielsa, vai à Copa do Mundo após um hiato de 12 anos.

Já o Paraguai, derrotado em casa pela Colômbia por 2 a o, já havia garantido antecipadamente sua classificação. O selecionado paraguaio espera repetir a boa campanha da geração de Chilavert, Arce e Gamarra , das Copas de 1998 e 2002, quando avançaram as oitavas de final.


O duelo entre Argentina e Uruguai era um dos mais esperados da última rodada. Rivalidades à parte, os hermanos comandados por Diego Maradona, triunfaram no Estádio Centenário de Montevidéu por 1 a 0 e carimbaram o passaporte direto para a Copa.


Enquanto isso, o Uruguai, do capitão Diego Lugano, terá mais uma chance de se recuperar e disputará a repescagem contra os costa-riquenhos, dirigida pelo técnico brasileiro René Simões. A Celeste tenta participar pela 11ª vez de uma Copa do Mundo.

Avaliação: Segundo um dos coordenadores da Pastoral Latino-americana, José Furtado, o Zequinha, há uma década no grupo, a hamonia com que as diferentes culturas se relacionam o faz acreditar cada vez mais num mundo sem preconceitos. " Você vê como essas pessoas trazem de seus países os costumes, tradições, modos e vivem com muita garra. Com sorriso no rosto. Devemos sempre pregar o respeito para que cada vez mais latinos venham a participar de nossos encontros", afirma.

Texto e fotos: Fábio Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário