domingo, 25 de outubro de 2009

Sobre a primeira comunhão


Finalmente consegui organizar as informações sobre a Primeira Comunhão (desculpem pelo atraso). Cheguei no finalzinho da cerimônia, já que neste dia eu estava trabalhando, mas pude ver que as crianças estavam bem animadas.

Me lembro de quando era eu quem estava lá. Naquela época distante (começo dos anos 90), a meninada ainda não vestia túnica - era vestido pras meninas e camisa pros meninos. Mas a emoção com certeza era a mesma!

Recordo ainda da canção que tocada no começo da cerimônia: "Quero todo mundo aqui/quem chorou já vai sorrir/hoje é tudo mais bonito/vem Jesus nos reunir"...aliás, faz tempo que não ouço esta canção na Igreja, o que será que aconteceu?

A minha mãe, a catequista Nita, me passou uma impressão geral do evento, que reproduzo abaixo. Esse é o texto que vai estar na edição do Apóstolo de novembro.

Primeira Comunhão dá nova vida à comunidade

As 76 crianças que se prepararam ao longo de dois anos tiveram seu primeiro encontro com o Corpo de Cristo no último dia 18 de outubro, na Primeira Comunhão. A cerimônia, que contou com a animação dos corais das missas das 9h e das 16h, foi marcada pela alegria. A garotada cantou todas as músicas e encheu a paróquia de túnicas brancas.

E não foram só crianças que fizeram a Primeira Comunhão: havia ainda três integrantes da Comunidade Jesus e Maria, dois adultos e quatro jovens (três deles já fazem a Catequese do Crisma). Além destes, uma mãe resolveu fazer surpresa e decidiu receber a Eucaristia junto dos dois filhos, que também participavam da cerimônia.

Nita, coordenadora da Catequese, espera que as crianças continuem na comunidade da Igreja. Ela lembra que, nos meses em que há o 5o domingo, ele é dedicado às crianças que já recebem a comunhão. Neste dia, estas crianças fazem todas as tarefas da missa das 9h: comentário, leituras, ofertas, entre outros. “Elas [as crianças] vão ter sempre espaço na missa”, disse.

A coordenadora antecipou que haverá uma nova turma do Curso de Formação de Coroinhas para estas crianças, recém-saídas da Catequese. A data será divulgada em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário