sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Próximos eventos (01/11 a 07/11)

Dia 1º/11 – Crisma
Domingo – Sacramento da Confirmação,
na Igreja Matriz, às 15 horas.

Dia 02/11 – Dia de Finados
Segunda-feira – Missas no cemitério da
Vila Assunção (Programação abaixo).

7h: Pe. Jacob Bordin
(Igreja Matriz)

8h30: Pe. Edvaldo Pereira
(Igreja Matriz)

10h: Pe. Pedro Teixeira
(Paróquia São José Operário)

11h30: Pe. Vanderlei Ribeiro
(Paróquia Nossa Senhora Paraíso)

15h: Frei Carlos
(Igreja Santo Antônio - Vila Alpina)

16h30: Pe. José Aparecido Cassiano
(Paróquia Santa Luzia/ São Carlos Borromeu)

Dia 04/11 – Terço dos Homens
Quarta-feira – Momento de oração,
na Igreja Matriz, às 20 horas.

Dia 06/11 – Apostolado da Oração
Sexta-feira – Missa às 7h e 19h.
Reunião no subsolo da Igreja, das 8h às 9h da manhã.

Dia 07/11 – Encontro de Paróquias
Sábado – Momento celebrativo das paróquias da Região Centro,
no Centro Comunitário Padre Capra, a partir das 14h30.

Fotos: Fábio Sales

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Programação Litúrgica 01/11

Mês começa com solenidade
de todos os Santos

No próximo domingo (01) será celebrado mais um rito tradicional do calendário anual católico. A festividade do Dia de Todos os Santos. A data, que antecede o Dia de Finados, é uma forma de recordar a honra de todos os santificados e mártires.

A festa de Todos os Santos é o momento oportuno para revisão da caminhada da comunidade. Olhando para os que nos precederam, a comunidade é indagada a se questionar sobre seu caminho de santidade. A Equipe de Liturgia da Igreja Matriz se reuniu no último dia 20 e traçou metas para as próximas celebrações de novembro.

Segue abaixo a programação litúrgica do primeiro dia do mês:
01/11/2009
31º Domingo do Tempo Comum
Solenidade dos Santos e das Santas de Deus
Evangelho do dia: "Alegrai-vos e exultai, porque será grande vossa recompensa dos céus" - Mt 5,1-12 (Bem-aventuranças); Neste dia recebemos de Jesus seu programa de vida, um caminho para todo discípulo que O segue, somos chamados a fazer as opções que nos comprometem com o reino de Deus. O sermão da montanha é um discurso exigente, convidando o ouvinte à constante superação de si mesmo. Denuncia a mesquinhez e a infidelidade e apresenta a misericórdia de Deus. Apresenta as três obras de justiça e fidelidade: esmola, oração e jejum.

1ª leitura: Apocalipse 7,2 – 4.9 – 14;
Livro escrito para animar os cristãos perseguidos até a morte pelo império romano, opressor e repressor. Fiéis a Jesus Cristo, as comunidades cristãs negavam a divinização do estado, e do imperador romano.

Salmo 24 (23);
Celebra a soberania do Senhor sobre o mundo criado.

2ª leitura: João 3, 1-3;
O texto nos revela que é vazio e sem valor qualquer espiritualismo que não se traduz em comportamento prático. Não é possível amar a Deus sem amar o próximo, sem formar comunidade.

A procissão de entrada será feita com o círio pascal (santificado pelo batismo), representação de Jesus, e fará menção especial ao mês do padroeiro, ao levar a imagem de Santo André para o altar.

No dia 2 de novembro, data dos fiéis defuntos (Finados), o Missal Romano e o Lecionário apresentam três propostas diferentes para a liturgia. De acordo com a necessidade de cada pastoral será feita a escolha.

Na próxima quinta-feira será divulgado o conteúdo das celebrações do dia 08 de novembro.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dia de Finados

Matriz divulga programação de Finados

A Igreja Matriz de Santo Andre informa nesta quarta-feira (28), a agenda do Dia de Finados, em memória dos mortos, que transcorrerá na próxima segunda-feira, dia 2 de novembro.

Segundo a programação divulgada, as missas serão realizadas durante o dia no Cemitério da Vila Assunção, situado na Av. da Saudade s/nº. A celebração das 19 horas na Igreja Matriz acontecerá normalmente.

Segue abaixo os horários e os respectivos celebrantes:

7h: Pe. Jacob Bordin (Igreja Matriz)

8h30: Pe. Edvaldo Pereira (Igreja Matriz)

10h: Pe. Pedro Teixeira (Paróquia São José Operário)

11h30: Pe. Vanderlei Ribeiro (Paróquia Nossa Senhora Paraíso)

15h: Frei Carlos (Igreja Santo Antônio - Vila Alpina)

16h30: Pe. José Aparecido Cassiano (Paróquia Santa Luzia/ São Carlos Borromeu)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Terço da família!

Fé no terço


A história de Antonio Manoel no terço dos homens serve de exemplo para aqueles que estão desanimados. “No começo era tímido. Agora sempre sou um dos que rezam um dos mistérios.” relembra. Determinado em suas orações, Antonio participa desde o primeiro encontro e revela ter alcançado duas graças. “A primeira foi minha neta de seis anos, que teve que passar por uma cirurgia delicada e foi bem sucedida, E a segunda foi a plena recuperação do meu cunhado, que teve dois infartos, e agora está com a saúde perfeita.”

Serviço: Terço da Família - Quarta-feira (28/10), às 20 horas, na Igreja Matriz de Santo André. Praça Pres. Vargas, 01 - Vila Assunção - Santo André

Texto e foto: Fábio Sales

domingo, 25 de outubro de 2009

Depoimentos III - Primeira Comunhão


Último depoimento de uma das famílias que participaram da Primeira Comunhão (veja os demais textos mais abaixo):

A jovem e sorridente Camila de Jesus Coelho, com a sinceridade típica da juventude, disse que a Eucaristia “tirou um peso de suas costas”. Ela contou ainda que pretende permanecer junto da Igreja, já que ela também tem um irmão que fará a Catequese em breve.

Depoimentos II - Primeira Comunhão


Mais depoimentos sobre a Primeira Comunhão, ocorrida no último dia 18.

Noemi Almeida, mãe de Nicolas, mesmo após se mudar para São Paulo fez questão de concluir o curso de Catequese na nossa cidade. Segundo ela, era importante “fechar este ciclo”. Noemi também falou sobre a importância da Primeira Comunhão. “É importante sentir a presença de Deus na comunidade. Isso gera um efeito maior do que só a própria família ficar falando de Jesus”, disse.

Depoimentos - Primeira Comunhão

Seguem agora alguns curtos depoimentos sobre famílias que participaram da Primeira Comunhão. (O texto mais completo sobre o evento está mais abaixo).



A família Zanei precisou de muito espaço na Igreja, afinal cerca de 20 pessoas acompanharam a Eucaristia da pequena Victoria (centro). Segundo sua mãe, Ivomar, elas irão permanecer ativos na Igreja, pois mais uma filha ainda fará sua Primeira Comunhão. “Não é porque faz a primeira Eucaristia que não se vai mais à missa”, declarou.

Sobre a primeira comunhão


Finalmente consegui organizar as informações sobre a Primeira Comunhão (desculpem pelo atraso). Cheguei no finalzinho da cerimônia, já que neste dia eu estava trabalhando, mas pude ver que as crianças estavam bem animadas.

Me lembro de quando era eu quem estava lá. Naquela época distante (começo dos anos 90), a meninada ainda não vestia túnica - era vestido pras meninas e camisa pros meninos. Mas a emoção com certeza era a mesma!

Recordo ainda da canção que tocada no começo da cerimônia: "Quero todo mundo aqui/quem chorou já vai sorrir/hoje é tudo mais bonito/vem Jesus nos reunir"...aliás, faz tempo que não ouço esta canção na Igreja, o que será que aconteceu?

A minha mãe, a catequista Nita, me passou uma impressão geral do evento, que reproduzo abaixo. Esse é o texto que vai estar na edição do Apóstolo de novembro.

Primeira Comunhão dá nova vida à comunidade

As 76 crianças que se prepararam ao longo de dois anos tiveram seu primeiro encontro com o Corpo de Cristo no último dia 18 de outubro, na Primeira Comunhão. A cerimônia, que contou com a animação dos corais das missas das 9h e das 16h, foi marcada pela alegria. A garotada cantou todas as músicas e encheu a paróquia de túnicas brancas.

E não foram só crianças que fizeram a Primeira Comunhão: havia ainda três integrantes da Comunidade Jesus e Maria, dois adultos e quatro jovens (três deles já fazem a Catequese do Crisma). Além destes, uma mãe resolveu fazer surpresa e decidiu receber a Eucaristia junto dos dois filhos, que também participavam da cerimônia.

Nita, coordenadora da Catequese, espera que as crianças continuem na comunidade da Igreja. Ela lembra que, nos meses em que há o 5o domingo, ele é dedicado às crianças que já recebem a comunhão. Neste dia, estas crianças fazem todas as tarefas da missa das 9h: comentário, leituras, ofertas, entre outros. “Elas [as crianças] vão ter sempre espaço na missa”, disse.

A coordenadora antecipou que haverá uma nova turma do Curso de Formação de Coroinhas para estas crianças, recém-saídas da Catequese. A data será divulgada em breve.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Próximos eventos!

Dia 25/10 – Curso de Noivos
Domingo – no Centro Comunitário Padre Capra,
das 8h30 às 17 horas.
Dia 27/10 – Missa de Cura e Libertação
Terça - feira - Celebração às 19horas,
com Padre Carlo Verri
Dia 28/10 – Terço dos Homens
Quarta-feira – Reza do Terço da Família, às 20 horas.
Dia 29/10 – Centenário da Paróquia
Quinta-feira – Reunião da comissão do Centenário da Paróquia,
no Centro Comunitário Padre Capra, às 20 horas.
Dia 30/10 – Ministros da Comunhão
Sexta-feira – Reunião no Subsolo da Igreja, às 20 horas.
Dia 01/11 – Crisma
Domingo – Missa do Sacramento
da Confirmação, às 15 horas.

Fotos: Fábio Sales

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Santo do mês!

São Judas Tadeu - Festa - 28 de outubro
Doar a vida pelo evangelho

Um pregador nato da palavra de Deus. Mérito de converter pecadores. São Judas Tadeu, ao mesmo tempo, foi alvo da fúria de falsos cristãos, que colocaram a população toda contra o apóstolo. Este foi morto cruelmente a golpes de machado. Por isso, a imagem de São Judas conserva em suas mãos a bíblia e uma machadinha, como forma de lembrar de suas pregações e do modo como foi morto.

Judas Tadeu, irmão de Tiago, menor, um dos doze apóstolos escolhidos por Cristo, teve por destino possuir o mesmo nome de Iscariotes, aquele que entregou o Senhor por trinta moedas de prata. Transformou-se num dos santos mais populares da Igreja Católica e foi eleito o “padroeiro das causas desesperadas”. Esta tradição está relacionada à pequena epístola que o santo escreveu, considerada o texto mais curto do Novo Testamento. Nela, ele destaca que a nossa fé deve perseverar em ambientes difíceis, nos momentos de crise, assim como a dos antepassados judeus que cruzaram o deserto e enfrentaram a fome e o frio. Segundo a Igreja Católica, São Judas Tadeu é considerado no Brasil, o terceiro santo com maior número de devotos. Sua história de vida e a fidelidade a Cristo fazem crescer a admiração de vários fiéis.

Texto: Fábio Sales

Fotos: blog.cancaonova.com

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Liturgia de novembro

Equipe discute conteúdo das celebrações
Novena do padroeiro têm atenção especial

A Equipe de Liturgia da Igreja Matriz esteve reunida na última terça-feira (20) para tratar da preparação litúrgica de novembro. O próximo mês contemplará ritos especiais nas missas, de acordo com a proposta do evangelho, e sempre a valorizar a figura de Santo André.

Em pauta, também foi discutida a programação da novena do padroeiro. Segundo a coordenadora do encontro, Maria Evani, o objetivo é ressaltar a importância da reza e estimular a participação da família. “Devemos incentivar a devoção do Padroeiro, e por isso, uma das sugestões é usar o sírio pascal na procissão de entrada de todas as missas de novembro”.

No dia 15 de novembro, data da comemoração da Proclamação da República, a idéia nas celebrações, é a execução do Hino Nacional e a entrada simbólica da bandeira brasileira. Evani afirma que o gesto significa o patriotismo muitas vezes esquecido pelos fiéis. “A nação precisa de oração. E nada mais justo do que a união de vozes em torno de um bem comum e o melhor para o país”.

Para a novena do padroeiro, a ser realizada entre os dias 22 e 30 de novembro, corais de outras paróquias da cidade serão convidados a participar das celebrações. A agenda será divulgada no jornal O Apóstolo, edição de novembro.

A próxima reunião da Equipe de Liturgia acontecerá no dia 17 de novembro, às 20 horas, no subsolo da Igreja Matriz.

Texto: Fábio Sales

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ano sacerdotal!

'Madrinhas' rezam pelos sacerdotes
Grupo de mulheres se encontram todo mês

Neste ano consagrado aos sacerdotes, as chamadas “Mães e madrinhas orantes para os sacerdotes" reúnem-se uma vez por mês, sempre no dia três, para rezar pelos sacerdotes de nossa diocese, a pedido do bispo Dom Nelson Wesstrupp.
O grupo reza pelos sacerdotes da Diocese de Santo André, e principalmente pelos padres da paróquia Matriz: Edvaldo, Jacob e Carlo.
Texto e foto: Fábio Sales

Audiência do blog

Desde a última quinta-feira (15), quando teve início o monitoramento de audiência do blog, já tivemos 19 visitas, 41 exibições de página, além de termos dois seguidores permanentes.

Os dados são do Google Analytics, site que faz um acompanhamento de sites selecionados. Sempre que houver alguma novidade importante sobre audiência, avisarei.

Agradeço a todos os que visitam a página e até a próxima.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Novos desafios!

Assembléia paroquial define prioridades
Grupos discutiram caminhos da Igreja
Grupos e pastorais da Matriz estiveram reunidos no final de agosto para discutirem o papel da comunidade na Igreja. O encontro baseou-se em três temas principais: liturgia, caridade e palavra.
Questões como a preparação da liturgia, acolhida nas celebrações e a inclusão social foram abordadas. Também foi analisada a possibilidade de um curso de orientação apra leitores e o aprofundamento do conhecimento sobre as políticas públicas no bairro.
“Muitos se consagram e vão embora da Igreja. É preciso conscientizar as pessoas das etapas da missa tornando-a mais dinâmica e comunicativa.” disse Gilberto Monteiro, um dos quatro delegados eleitos na assembléia, para representar a paróquia perante a Diocese de Sto André.

As demais escolhidas são: Márcia Monteiro, Maria Aparecida de Lima e Maria Augusta Benício. Na ausência dos mesmos aos chamados e reuniões, os suplentes são: José Raimundo Furtado, Luíz Carlos Benício e Wirlane Moraes.
Texto e fotos: Fábio Sales

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Próximos eventos!

Dia 18/10 – Primeira Comunhão
Domingo - Missa da Crianças da
Primeira Eucaristia, às 15h.

Dia 19/10 – Missa em louvor à Schoentastt
Segunda-feira - Missa em louvor a Nossa Senhora,
Mãe Rainha e Vencedora,
Três Vezes Admirável de Schoenstatt, às 19 h.

Dia 20/10 – Terço dos Homens
Terça-feira – no Espaço Social do
Clube Atlético Aramaçan, às 20h.

Dia 20/10 - Equipes de Liturgia
Terça-feira – Reunião no Subsolo
da Igreja, às 20h.

Dia 25/10 – Curso de Noivos
Domingo – no Centro Comunitário Padre Capra,
das 8h30 às 17 horas.


Fotos: Fábio Sales

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Apostolado da Oração!

Qual o significado da fé em Jesus Cristo?

Sagrado Coração de Jesus é uma devoção praticada pela Igreja Católica que se comemora todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus.

A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. A Santa Margarida Maria teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675.

Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua divina misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida: “Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora”.
(Integrantes do Apostolado da Oração da Igreja Matriz de Santo André)

Vale lembrar que o Apostolado da Oração se reúne toda primeira quinta-feira de cada mês para adoração ao Santíssimo Sacramento, das 15 horas às 18h45. No dia seguinte, na primeira sexta-feira do mês vigente, celebra-se duas missas: às 7 horas e 19 horas, ambas em honra ao Sagrado Coração de Jesus.

Texto e foto: Fábio Sales
Obs: Crédito da foto do Coração de Jesus pertence ao Mosteiro Imaculada Conceição.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

União de culturas!

A versatilidade dos latino-americanos

Música, dança e futebol alegram o dia

(da esq p/ dir: Zequinha, Nestor, Iolanda, Gugu e Anselma)

Bandeira em punho. A canção do país. Comidas típicas. O gingado original... Tudo isso pode ser presenciado em mais um almoço de confraternização, organizado pela Pastoral Latino-americana de Santo André, no último domingo (11/10), no Centro Comunitário Padre Capra.

( da esq p/ dir:Dr. Andres, Teresa, Alicia, Zequinha, Tomaza e Nanci)

A comunidade latino-americana degustou um cardápio da cozinha paraguaia, que incluía desde carne, salada, macarrão nativo do Paraguai, sopa (torta salgada) até a famosa bebida local, o tereré (uma espécie de chá gelado, similar ao chimarrão).

(músicos paraguaios apresentam canções folclóricas)

O evento mensal, que ocorre todo segundo domingo do mês vigente, logo após a celebração em espanhol, às 12 horas, na Igreja Matriz de Santo André, arrecada fundos em prol da Pastoral Latino- Americana. O próximo almoço acontece no dia 8 de novembro.

(o paraguaio Roberto)

Futebol é assunto nas mesas
Em semana de eliminatórias para a Copa do Mundo 2010, na África do Sul, a pátria é mais do que lembrada. O papo não podia ser outro, senão a classificação para um dos eventos mais importantes do mundo.

(mesa do Padre Oscar e paraguaios)

Povos da América da Sul, amantes da peleja por natureza, celebravam o bom desempenho de suas respectivas seleções. Na mesa paraguaia, liderada pelo padre Oscar , o otimismo pela ótima campanha era evidente. Na mesma toada, ao lado, os chilenos entoavam o tradicional grito da torcida de La Roja “Chi-Chi-Chi Lê -Lê -Lê ”, cantavam eufóricos após 12 anos sem ir à Copa.

(chilenos entusiamados com a seleção)

Os argentinos, concentrados para o grande duelo contra a seleção celeste, não compareceram ao almoço. Entretanto, o Uruguai esteve muito bem representado por um senhor que entende muito da redonda. “ Joguei muita bola quando era jovem. Vi a minha seleção ser campeã ao vivo, inclusive em 1950, aqui no Brasil, no chamado Maracanazzo. Foi um dia marcante para o povo uruguaio”, diz o aniversariante do dia, Barretto, que completou 82 anos de vida.

(mesa uruguaia de Barretto e convidados)

Mesmo eliminada da Copa, e com o consolo de ter vencido o Brasil no último domingo, por 2 a 1, a Bolívia tinha representantes da ala feminina, que alegraram o público com danças folclóricas e brincadeiras.

(as bolivianas Alícia, Tomaza e Nanci)

Nesta seção prestaremos uma homenagem aos povos dos países que integrarão a Copa do Mundo 2010:

A seleção brasileira, depois de um empate sem gols com a Venezuela, classificou-se em primeiro lugar com 34 pontos. O Brasil, do técnico Dunga, teve como destaques o craque Kaká, o goleador Luís Fabiano e a muralha Julio César. Agora, os brasileiros caminham para o hexa!


O Chile, do artilheiro das eliminatórias Suazo e do craque 'el mago' Valdívia, ficou em segundo lugar, ao ganhar do Equador por 1 a 0. O combinado chileno, dirigido pelo argentino Marcelo 'El Loco" Bielsa, vai à Copa do Mundo após um hiato de 12 anos.

Já o Paraguai, derrotado em casa pela Colômbia por 2 a o, já havia garantido antecipadamente sua classificação. O selecionado paraguaio espera repetir a boa campanha da geração de Chilavert, Arce e Gamarra , das Copas de 1998 e 2002, quando avançaram as oitavas de final.


O duelo entre Argentina e Uruguai era um dos mais esperados da última rodada. Rivalidades à parte, os hermanos comandados por Diego Maradona, triunfaram no Estádio Centenário de Montevidéu por 1 a 0 e carimbaram o passaporte direto para a Copa.


Enquanto isso, o Uruguai, do capitão Diego Lugano, terá mais uma chance de se recuperar e disputará a repescagem contra os costa-riquenhos, dirigida pelo técnico brasileiro René Simões. A Celeste tenta participar pela 11ª vez de uma Copa do Mundo.

Avaliação: Segundo um dos coordenadores da Pastoral Latino-americana, José Furtado, o Zequinha, há uma década no grupo, a hamonia com que as diferentes culturas se relacionam o faz acreditar cada vez mais num mundo sem preconceitos. " Você vê como essas pessoas trazem de seus países os costumes, tradições, modos e vivem com muita garra. Com sorriso no rosto. Devemos sempre pregar o respeito para que cada vez mais latinos venham a participar de nossos encontros", afirma.

Texto e fotos: Fábio Sales

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Notícias do Terço!

Cerimônia especial marca
o Dia da Independência
Com direito a entoação do hino nacional e entrada da bandeira brasileira, o Terço dos Homens promoveu no dia 6 de setembro um ato patriótico em favor das comemorações da data histórica da Independência brasileira.



Terço recebe visita do Nordeste
No dia 16 de setembro, o Terço dos Homens contou com a presença do padre Haroldo , de Feira de Santana, Bahia. O sacerdote agradeceu a recepção e disse ser importante o intercâmbio de informações entre as paróquias.

Aramaçan sedia reza do Terço
O Clube Atlético Aramaçan será palco mais uma vez da celebração do Terço dos Homens, a ser realizado no próximo dia 20 de outubro, terça-feira, às 20 horas. O último encontro, ocorrido no dia 9 de junho deste ano, contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre associados e convidados. Sob a supervisão de Padre Edvaldo Pereira, a reza do Terço é feita semanalmente todas as quartas-feiras, a partir das 20 horas, na Igreja Matriz de Santo André.

Texto e fotos: Fábio Sales e Carlos Segantini