sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Programação Litúrgica - 21/02

1º Domingo da Quaresma
"As tentações de ontem e de hoje"

Entenda a Quaresma - A Quaresma era, nos seu início, um tempo forte de preparação para o batismo. Neste tempo litúrgico, a pessoa que se tornaria cristã, tinha a oportunidade de refletir na nova vida que estava assumindo, nas que teria que enfrentar, para ser fiel ao Evangelho no meio de um mundo pagão. Hoje também as tentações de reduzir a vida ao bem-estar, ao consumismo fácil e até ao desperdício, as tentações do ídolo do dinheiro e do mercado,estão fortemente presentes hoje, mais até que no passado. Esses demônios se vencem com o jejum, com a oração, pela fé e por uma prática centrada no Evangelho.

Evangelho do dia - Lc 4, 1-13; No evangelho, Jesus começa sua missão com uma "quaresma" de 40 dias de provação e jejum. Alguns demônios só se pode expulsar com oração e jejum (Mc 9,29). Este é o motivo pelo qual a Igreja nos apresenta a necessidade de rezar e jejuar em toda a quaresma. O egoísmo, o poder, a presunção, são as tentações que nos assolam hoje em dia. As práticas da Quaresma são um remédio às tentações do inimigo.

1ª leitura - Dt 26, 4-41 ; Na primeira leitura, os donativos das primícias, os primeiros frutos da colheita, era ocasião para o judeu devoto recordar a presença de Deus na sua história e reconhecê-lo como único Senhor. A Quaresma é ocasião de recordar as origens de nossa fé, lembrar - nos de onde viemos, para onde vamos e do Deus em que cremos.

Salmo 90/91 - O salmo é o citado pelo diabo ao tentar Jesus para que se jogasse do alto do templo.

2ª leitura - Rom 10, 8-13 ; Paulo fala da esperança de os judeus também chegarem à fé e salvação em Jesus.

Sugestão do dia: Durante a procissão de entrada levar uma cruz e o cartaz da Campanha da Fraternidade.

A próxima reunião das equipes de Liturgia da Igreja Matriz de Santo André será realizada na próxima terça-feira (23), às 20h, no subsolo da Igreja.

Em pauta, a preparação da missa de despedida do padre Edvaldo Pereira, a ser realizada no dia 7 de março, e a solenidade da posse do novo pároco, padre Danilo José Ravanello, no dia 14 de março.

Colaboração: Maria Evani


Nenhum comentário:

Postar um comentário