quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Programação Litúrgica - 07/02

5º Domingo do Tempo Comum
"Eis-me aqui, Senhor"
"O que é pescar gente?"

Neste domingo, recordamos o acontecimento da pesca milagrosa e a vocação dos primeiros discípulos. Celebramos ainda a nossa vocação ao discipulado.

Evangelho do dia - Lc 5, 1-11; No evangelho, Lucas mostra Jesus chamando Pedro para ser pescador de homens. Porque a multidão o aperta, Jesus sobe à barca de Simão e daí instrui o povo. É da barca de Pedro, a Igreja, que a mensagem de Jesus deve chegar à humanidade inteira. Todos devem pescar. Todos devem contribuir para salvar a humanidade. Simão deixa de lado sua experiência de pescador e confia na palavra de Jesus. O resultado é a pesca farta. Sem renúncia nada se faz em benefício dos outros. Quanto mais cheio de mim, mais vazio estou da missão que o Senhor me confia. O método de Jesus é o conteúdo da mensagem. Cada qual deve ser convocado onde está, naquilo que faz, no seu trabalho, no ambiente em que vive.

1ª leitura - Is 6, 1-2. 3-8 ; Na primeira leitura, Isaías nos conta como se sentiu chamado para ser profeta, um mensageiro de Deus, numa linguagem de símbolos, que nos convida a vislumbrar o mistério. A purificação da boca é como rito eficaz que apaga os pecados, confirma a vocação e prepara para a missão. Javé pergunta quem há de enviar, quem irá por ele. Isaías, sem qualquer resistência, diz: "aqui estou, envia-me".

Salmo 137/138 - O salmo desse dia é uma ação de graças individual. A pessoa passou por maus momentos, clamou a Deus e foi atendida. Canta a confiança e segurança que aquele que é chamado pode encontrar em Deus.

2ª leitura - 1Cor 15, 1-11 ; Na segunda leitura, continuamos ouvindo a Carta de Paulo aos Coríntios, em que ele lembra aos irmãos o núcleo do Evangelho: Cristo morreu por nós, foi sepultado, ressuscitou ao 3º dia. Esta é a síntese da profissão de fé das comunidades primitivas. O Ressuscitado apareceu a Cefas, aos Doze, para mais de quinhentos irmãos reunidos, depois a todos os apóstolos e por fim a ele, Saulo, que se reconhece o menor dos apóstolos, porque perseguiu a comunidade cristã.

A sugestão para este dia, durante o ofertório, é a apresentação de uma rede como símbolo da pesca milagrosa. Se possível, a pessoa que carregar a rede estar com trajes de pescador.




Colaboração: Maria Evani

Nenhum comentário:

Postar um comentário