2º Domingo da Quaresma
"Enquanto Jesus rezava,
seu rosto mudou de aparência"
Evangelho do dia - Lucas 9, 28-36; No evangelho, Jesus pensa sobretudo naqueles que escolheu em torno de si. Os apóstolos estão desconcertados e se escandalizam com o anúncio da Paixão, não aceitam o Messias servo sofredor. Jesus sobe com eles ao Tabor para dar-se a conhecer e obter plena confiança em seu projeto. Enquanto Jesus rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou branca e brilhante. E mais, apareceram dois homens (representantes de todo o Primeiro Testamento): Moisés (representando a Lei) e Elias (representando os Profetas).
1ª leitura - Gênesis 15, 5-12 17/18 ; A primeira leitura nos fala da promessa de Deus a Abraão de tornar-se pai de enorme multidão. Somos membros daquela numerosa descendência prometida ao patriarca Abraão, 1700 anos antes de Cristo. Como Abraão somos cidadãos do céu.
Salmo 26/27 - Coragem, pois! Não tenhamos medo! Vamos cantar com o Salmo 26/27 "O Senhor é minha luz e salvação; de que vou temer?
2ª leitura - Filipenses 3, 17-4, 1 ; Na 2ª leitura, paulo nos diz que Cristo "nos há de transfigurar conforme a sua existência gloriosa.
Sugestão do dia: Durante a procissão de entrada levar sempre a cruz processional e o cartaz da Campanha da Fraternidade. No canto para acompanha a procissão das Oferendas "Eis o tempo da conversão".
Inicia-se o hino do "cordeiro de Deus" só quando começa a fração do pão. Este hino foi feito para acompanhar esta ação ritual. Vendo o cordeiro sendo partido e repartido, a Assembléia canta.
Após a Comunhão dar um espaço para a Assembléia fazer um profundo silêncio contemplativo do encontro havido com Deus.
Colaboração: Maria Evani