sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Programação Litúrgica - 28/02

2º Domingo da Quaresma
"Enquanto Jesus rezava,
seu rosto mudou de aparência"

Evangelho do dia - Lucas 9, 28-36; No evangelho, Jesus pensa sobretudo naqueles que escolheu em torno de si. Os apóstolos estão desconcertados e se escandalizam com o anúncio da Paixão, não aceitam o Messias servo sofredor. Jesus sobe com eles ao Tabor para dar-se a conhecer e obter plena confiança em seu projeto. Enquanto Jesus rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou branca e brilhante. E mais, apareceram dois homens (representantes de todo o Primeiro Testamento): Moisés (representando a Lei) e Elias (representando os Profetas).

1ª leitura - Gênesis 15, 5-12 17/18 ; A primeira leitura nos fala da promessa de Deus a Abraão de tornar-se pai de enorme multidão. Somos membros daquela numerosa descendência prometida ao patriarca Abraão, 1700 anos antes de Cristo. Como Abraão somos cidadãos do céu.

Salmo 26/27 - Coragem, pois! Não tenhamos medo! Vamos cantar com o Salmo 26/27 "O Senhor é minha luz e salvação; de que vou temer?

2ª leitura - Filipenses 3, 17-4, 1 ; Na 2ª leitura, paulo nos diz que Cristo "nos há de transfigurar conforme a sua existência gloriosa.

Sugestão do dia: Durante a procissão de entrada levar sempre a cruz processional e o cartaz da Campanha da Fraternidade. No canto para acompanha a procissão das Oferendas "Eis o tempo da conversão".

Inicia-se o hino do "cordeiro de Deus" só quando começa a fração do pão. Este hino foi feito para acompanhar esta ação ritual. Vendo o cordeiro sendo partido e repartido, a Assembléia canta.

Após a Comunhão dar um espaço para a Assembléia fazer um profundo silêncio contemplativo do encontro havido com Deus.


Colaboração: Maria Evani


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Diário de um missionário - 11ª parte

Nas fotos, a visão do presbitério da Igreja Saint Bernard ...

E Pe Edvaldo Pereira preparado para dar a unção aos enfermos.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Inscrições - Crisma e Primeira Comunhão

Últimos dias para
matrículas da Catequese

As matrículas para a Catequese de Primeira Comunhão (1ª e 2ª fase) e Crisma da Igreja Matriz de Santo André se encerram na próxima sexta-feira (26). A inscrição pode ser feita em dois períodos, das 8h às 10h30 ou das 14h às 17h, no Centro Comunitário Padre Capra.

Mais informações no telefone: 4436-4798. Ambos os cursos se iniciam no começo de março.


Foto: Fábio Sales


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Diário de um missionário - 10ª parte

Novamente, padre Edvaldo Pereira ao lado do altar com as ministras da Eucaristia no último fim de semana, após missa realizada na Capela do Santíssimo Saint Bernard, em Washington, EUA.


Diário de um missionário - 9ª parte

Na foto, padre Edvaldo Pereira ao lado dos ministros da Eucaristia, após a celebração na Capela Saint Bernard, em Washington, EUA.


domingo, 21 de fevereiro de 2010

Diário de um missionário - 8ª parte

Agora, uma foto do altar onde acontecem as missas com participação do padre Edvaldo Pereira, na Igreja Saint Bernard, em Washington, EUA.


Diário de um missionário - 7ª parte

Boa noite! Seguirei postando fotos da estadia do Pe Edvaldo Pereira na Igreja Saint Bernard, em Washington, nos Estados Unidos. Lá, ele auxilia nas celebrações e participa dos encontros comunitários.

Na foto, a vista do corredor central da Paróquia.


sábado, 20 de fevereiro de 2010

Horário das Missas!


Neste domingo (21), as missas na Igreja Matriz de Santo André retornam ao seu horário tradicional, após o término do horário de verão (os relógios devem ser atrasados em 1 hora).

Confira como fica a agenda semanal das celebrações:

Domingo: 7h, 9h, 10h30, 17h30 e 19h30
Segunda: 15h e 19h
Terça a sexta: 7h e 19h
Sábado: 7h e 16h

Foto: Fábio Sales


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Programação Litúrgica - 21/02

1º Domingo da Quaresma
"As tentações de ontem e de hoje"

Entenda a Quaresma - A Quaresma era, nos seu início, um tempo forte de preparação para o batismo. Neste tempo litúrgico, a pessoa que se tornaria cristã, tinha a oportunidade de refletir na nova vida que estava assumindo, nas que teria que enfrentar, para ser fiel ao Evangelho no meio de um mundo pagão. Hoje também as tentações de reduzir a vida ao bem-estar, ao consumismo fácil e até ao desperdício, as tentações do ídolo do dinheiro e do mercado,estão fortemente presentes hoje, mais até que no passado. Esses demônios se vencem com o jejum, com a oração, pela fé e por uma prática centrada no Evangelho.

Evangelho do dia - Lc 4, 1-13; No evangelho, Jesus começa sua missão com uma "quaresma" de 40 dias de provação e jejum. Alguns demônios só se pode expulsar com oração e jejum (Mc 9,29). Este é o motivo pelo qual a Igreja nos apresenta a necessidade de rezar e jejuar em toda a quaresma. O egoísmo, o poder, a presunção, são as tentações que nos assolam hoje em dia. As práticas da Quaresma são um remédio às tentações do inimigo.

1ª leitura - Dt 26, 4-41 ; Na primeira leitura, os donativos das primícias, os primeiros frutos da colheita, era ocasião para o judeu devoto recordar a presença de Deus na sua história e reconhecê-lo como único Senhor. A Quaresma é ocasião de recordar as origens de nossa fé, lembrar - nos de onde viemos, para onde vamos e do Deus em que cremos.

Salmo 90/91 - O salmo é o citado pelo diabo ao tentar Jesus para que se jogasse do alto do templo.

2ª leitura - Rom 10, 8-13 ; Paulo fala da esperança de os judeus também chegarem à fé e salvação em Jesus.

Sugestão do dia: Durante a procissão de entrada levar uma cruz e o cartaz da Campanha da Fraternidade.

A próxima reunião das equipes de Liturgia da Igreja Matriz de Santo André será realizada na próxima terça-feira (23), às 20h, no subsolo da Igreja.

Em pauta, a preparação da missa de despedida do padre Edvaldo Pereira, a ser realizada no dia 7 de março, e a solenidade da posse do novo pároco, padre Danilo José Ravanello, no dia 14 de março.

Colaboração: Maria Evani


sábado, 13 de fevereiro de 2010

Diário de um missionário - 6ª parte

"O dia está frio e não é convidativo". Pe Edvaldo relata que a temperatura ainda permanece muito baixa em Washington, EUA. Porém, manda preces e o mais sincero abraço para a comunidade da Igreja Matriz.

Foto: Visão da lateral da casa paroquial e a Capela do Santíssimo Saint Bernard.


Programação Litúrgica - 14/02

6º Domingo do Tempo Comum
"Bem-aventurados os pobres"


Evangelho do dia - Lc 6, 17. 20-26; O evangelho se resume nas bem-aventuranças, e as bem-aventuranças se resumem na 1ª, à qual todas as outras podem ser mais ou menos referidas. " Bem aventurados vós os pobres, porque é vosso o reino dos céus. Quem tiver se desapegado dos bens do mundo, merecerá os eternos. Jesus proclamou que, se os pobres são felizes, não é por sua falta de dinheiro, mas porque poêm sua confiança nele, o enviado de Deus. Amar uns aos outros não é especificamente cristão, pois a lei judaica já continha esse mandamento. O que é novo, é "como eu vos amei"( amar como Jesus amou), é o dom da própria vida, a prova suprema do amor.

1ª leitura - Jr 17, 5-8 ; Na liturgia de hoje, o texto de Jeremias prepara a leitura do evangelho. Aqui, feliz é quem busca Javé, o Senhor. Desgraçado é quem se apóia somente nas forças humanas. Usando as mesmas comparações do Salmo 1, Jeremias critica o abandono da fé em Javé para buscar outros deuses, a idolatria à substituição de Javé, o Deus dos pobres, por outros valores.

Salmo 1 - O salmo canta os dois caminhos, o do justo e o do malvado.

2ª leitura - 1Cor 15, 12.16-20 ; Na segunda leitura, em Corinto diziam que não existia ressurreição, ou seja, outra vida com Deus depois da morte. A resposta de Paulo é muito clara: a nossa fé se fundamenta na ressurreição de Jesus. A ressurreição significa que Deus confirmou e apoiou Jesus em tudo, especialmente na obediência ou coerência até a morte de cruz. Sem ressurreição, Jesus não passaria de mais um profeta fracassado, como tantos na Palestina daquele tempo. Sem ressurreição, sem vida nova após a morte, quem morreu se perdeu.


Colaboração: Maria Evani

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Diário de um missionário - 5ª parte

"E a neve não para de cair. Tudo para e o povo de Deus fica trancado em casa". Estas são as palavras do Pe Edvaldo Pereira sobre o cenário em que se encontra grande parte da costa leste norte-americana.

Foto: Máquina limpa a neve no estacionamento da Paróquia Saint Bernard, em Washington, capital norte-americana.


Diário de um missionário - 4ª parte

Foto: Visão externa do quarto da Igreja Saint Bernard - Washington - EUA, onde Pe Edvaldo Pereira está hospedado. Repare nas estalactites de gelo na janela devido à tempestade de neve na região.


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Diário de um missionário - 3ª parte


As fortes nevascas que atingem a costa leste dos Estados Unidos durante o inverno norte-americano provocaram o fechamento de estradas, aeroportos, escolas e repartições públicas em diversas cidades da região.

Pe Edvaldo Pereira nos informa que devido as tempestades de neve, algumas missas e encontros religiosos são cancelados na Igreja Saint Bernard, em Washington. Ele avisa que o frio ainda é intenso na capital norte-americana.

Veja na foto acima, a visão da janela do quarto do Pe Edvaldo com as árvores repletas de neve.



Diário de um missionário - 2ª parte

O retrato acima é da Igreja Saint Bernard, em Washington, D.C, capital dos Estados Unidos.

Nesta paróquia, Pe Edvaldo Pereira colabora diariamente nas celebrações e encontros religiosos na comunidade, como a reza do terço com os irmãos portugueses que lá freqüentam.



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Diário de um missionário - 1ª parte

(padre Edvaldo, em Nova York. Ao fundo, a estátua da liberdade)

O blog O Apóstolo irá reproduzir durante o mês de fevereiro, um pouco da estada do padre Edvaldo Pereira no exterior, mais especificamente na costa leste dos Estados Unidos.

Cumprindo agenda religiosa em suas férias, o pároco da Igreja Matriz de Santo André prega a palavra de Deus para os fiéis norte-americanos, ao participar de encontros e celebrações nas comunidades locais.

Seu retorno para o Brasil é previsto para o início de março.

Pe Edvaldo manda saudações e suas orações a todos os paroquianos da Matriz.



Missas dominicais - fevereiro

Padre Alceu celebra
missas na Matriz

Devido a ausência do pároco Edvaldo Pereira, que cumpre a agenda de férias e compromissos religiosos no exterior, a Igreja Matriz recebe a visita de um novo padre neste mês. Trata-se do Pe.Alceu Bernardi. Ele vem para auxiliar o Pe. Jacob Bordin, nas missas de finais de semana, durante o mês de fevereiro.

Pertencente a Sede Provincial da Congregação dos Missionários de São Carlos, Pe. Alceu, gaúcho de Guaporé, está muito contente em poder rever os paroquianos e celebrar a palavra de Deus para a comunidade da Matriz de Santo André.

Veja algumas fotos da missa das 10h30 do último domingo, seguida da celebração batismal:








Texto e fotos: Fábio Sales

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Inscrições - Catequese de Crisma

Curso tem início em março
Inscrições também serão abertas nesta segunda (8)


Serviço
Catequese do Crisma - 2010
Dia:de 8 a 26 de fevereiro
Horário:das 8h às 10h30 e das 14h às 17h
Local:Centro Comunitário Padre Capra
Requisitos:Ter sido Batizado(a) e feito a Primeira Comunhão. Ter 14 anos completos, ou a completar até a data da Crisma.

Informações:4436-4798


Foto: Fábio Sales

Inscrições - Catequese da Primeira Comunhão

Catequese abre inscrições
Matrículas começam a ser feitas nesta segunda (8)


Serviço
Inscrições da Catequese - 2010
Dia:de 8 a 26 de fevereiro
Horário:das 8h às 10h30 e das 14h às 17h
Local:Centro Comunitário Padre Capra
Requisitos: 1ª fase - Ter 09 anos completos, ou a completar no decorrer do ano; 2ª fase - Ter concluído a primeira fase do Catecismo e ser batizado (a).
Informações:4436-4798

Foto: Fábio Sales

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Programação Litúrgica - 07/02

5º Domingo do Tempo Comum
"Eis-me aqui, Senhor"
"O que é pescar gente?"

Neste domingo, recordamos o acontecimento da pesca milagrosa e a vocação dos primeiros discípulos. Celebramos ainda a nossa vocação ao discipulado.

Evangelho do dia - Lc 5, 1-11; No evangelho, Lucas mostra Jesus chamando Pedro para ser pescador de homens. Porque a multidão o aperta, Jesus sobe à barca de Simão e daí instrui o povo. É da barca de Pedro, a Igreja, que a mensagem de Jesus deve chegar à humanidade inteira. Todos devem pescar. Todos devem contribuir para salvar a humanidade. Simão deixa de lado sua experiência de pescador e confia na palavra de Jesus. O resultado é a pesca farta. Sem renúncia nada se faz em benefício dos outros. Quanto mais cheio de mim, mais vazio estou da missão que o Senhor me confia. O método de Jesus é o conteúdo da mensagem. Cada qual deve ser convocado onde está, naquilo que faz, no seu trabalho, no ambiente em que vive.

1ª leitura - Is 6, 1-2. 3-8 ; Na primeira leitura, Isaías nos conta como se sentiu chamado para ser profeta, um mensageiro de Deus, numa linguagem de símbolos, que nos convida a vislumbrar o mistério. A purificação da boca é como rito eficaz que apaga os pecados, confirma a vocação e prepara para a missão. Javé pergunta quem há de enviar, quem irá por ele. Isaías, sem qualquer resistência, diz: "aqui estou, envia-me".

Salmo 137/138 - O salmo desse dia é uma ação de graças individual. A pessoa passou por maus momentos, clamou a Deus e foi atendida. Canta a confiança e segurança que aquele que é chamado pode encontrar em Deus.

2ª leitura - 1Cor 15, 1-11 ; Na segunda leitura, continuamos ouvindo a Carta de Paulo aos Coríntios, em que ele lembra aos irmãos o núcleo do Evangelho: Cristo morreu por nós, foi sepultado, ressuscitou ao 3º dia. Esta é a síntese da profissão de fé das comunidades primitivas. O Ressuscitado apareceu a Cefas, aos Doze, para mais de quinhentos irmãos reunidos, depois a todos os apóstolos e por fim a ele, Saulo, que se reconhece o menor dos apóstolos, porque perseguiu a comunidade cristã.

A sugestão para este dia, durante o ofertório, é a apresentação de uma rede como símbolo da pesca milagrosa. Se possível, a pessoa que carregar a rede estar com trajes de pescador.




Colaboração: Maria Evani

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Terço dos Homens - Nº 200 - parte I

Duzentas vezes
Terço dos Homens!
Grupo completa quatro anos em março


Prestes a completar quatro anos na Igreja Matriz de Santo André, o Terço dos Homens realizou a sua 200ª edição na última quarta (27) do mês de janeiro. Compareceram na celebração do Terço da Família, 127 homens e 50 mulheres.

Segundo o diretor espiritual do grupo, Roberto Gimenes, o fortalecimento deste movimento é muito importante para os paroquianos. "Através da devoção mariana, temos a certeza de que sempre a cada reza do terço, somos renovados para enfrentarmos as dificuldades do dia-a-dia", revela Roberto.

O terço é uma evangelização constante em nossa vida. Nas meditações dos santos mistérios, coloca-se os anseios de que cada pessoa cresça como cristão. Ainda de acordo com Roberto, os fiéis depositam suas orações, afim de que Nossa Senhora interceda por uma causa junto a Deus. "Ao lembrarmos de nossas familias,amigos e quem nos pede para apresentarmos as súplicas, tenho certeza que a nossa fé aumentará e os pedidos serão realizados", acredita.

O aniversário de quatro anos do Terço dos Homens acontece no dia 10 de março. No entanto, Roberto planeja que o espírito de 'família unida' do grupo permaneça por muitos outros anos.























Texto e fotos: Fábio Sales

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Terço dos Homens - Nº 200 - parte II

Terço dos Homens
promove ritual de graças
Em busca de um emprego, pela cura de uma enfermidade, pelo êxito nos estudos... São vários os pedidos de quem frequenta a reza do Terço dos Homens, todas as quartas-feiras, na Igreja Matriz de Santo André. Cada pessoa deposita numa caixa,um papel com a intenção em particular, que será queimada pelo fogo do Espírito Santo ao final da celebração.

Veja alguns depoimentos daqueles
que compareceram na edição de
número 200 do Terço dos Homens:

Evaristo Claudir veio pela primeira vez ao terço, convidado pelo Élio, membro do coral do maestro João. Ele participa da paróquia Imaculada Conceição, localizada em Mauá. "Rezo a Nossa Senhora em busca de um emprego", diz Claudir, que atua na área de marcenaria.

Paroquiano da Matriz há mais de 15 anos, Helder Costa trilha o caminho natural de um cristão. Fez os cursos de Catecismo e Crisma. Participou do grupo de jovens. Freqüenta a santa missa todos os domingos... E marca presença às quartas-feiras no Terço dos Homens. Ele revela que a oração mariana faz as pessoas enxergarem mais o lado espiritual. "A importância dessa reza é a meditação dos mistérios em comunhão, ou seja, todos unidos como uma família"

José Roberto e Tânia, integrantes do Encontro de Casais em Segunda União, também prestigiam todo mês a celebração da Missa da Família, em busca de paz e harmonia.

"Na realidade não é uma obrigação, e sim uma benção". Assim, Osmat Medeiros traduz que comparecer ao terço é mais que um compromisso. "Aqui você encontra pessoas que deixam seus afazeres em casa para doar um tempo a mãe de Deus".

Ana Carvalho e Adão Cordeiro são membros da equipe do ECC (Encontro de Casais com Cristo), mas não perdem a oportunidade de praticar a devoção mariana."Aqui nós somos bem acolhidas", atesta Ana. Já Adão relembra que as graças podem acontecer por mais distante que a pessoa esteja. "Estava em Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, e naquela região perpetuava-se uma seca. Clamamos pela chuva e tenho certeza que Maria intercedeu por nós", acredita.



Texto e fotos: Fábio Sales