3º Domingo do Tempo Comum
Hoje se cumpre a palavra.
" Não fiquem tristes pois a alegria do Senhor é a força de vocês"
Evangelho do dia - Lc 1,1-4; 4, 14-21; No evangelho, o objetivo de Lucas é dar firmeza à fé do Teófilo, quer dizer, do amigo de Deus que cada um de nós pretende ser. O comentário de Jesus à leitura de Isaías mostra que nele as promessas de Deus se fizeram realidade. Em sua palavra e em seus milagres a Escritura se cumpre.
1ª leitura - Ne 8, 2-4. 5-6. 8-10 ; Na primeira leitura, o texto narra a leitura pública da Lei de Deus. O texto faz notar as reações do povo que chora ouvindo as palavras da lei, sinais do amor de Deus por seu povo. O povo voltou do cativeiro e a vida recomeça na terra de Judá. Novo começo exige renovação da aliança.
Salmo 18/19 - No salmo, cantamos a palavra de Deus, Lei do Senhor. Sua prática se chama "Temor do Senhor".
2ª leitura - 1Cor 12, 12-30; Na segunda leitura, Paulo reforça que tudo deve colaborar para o bem comum. Assim como não há ciúme nem espírito de competição entre os diferentes órgãos e membros do corpo, assim também invejas, ciúmes, vaidades, e espírito de competição nunca podem fazer da vida cristã.
Neste dia, deve-se dar destaque especial a todo rito da palavra, introduzindo em procissão o livro de leituras e proclamando bem os vários textos bílbicos.
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) sugere após a homilia, membros da comunidade poderão trazer vasilhas com óleo perfumado. Quem preside faz uma oração de benção, e os ministros ungem a comunidade com essas palavras: " O Senhor te faça solidário com os pobres".
Colaboração: Maria Evani
Nenhum comentário:
Postar um comentário