quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Programação Litúrgica - 31/01

4º Domingo do Tempo Comum
O profeta não é agradável.
"Porém, Jesus, passando no meio deles prosseguiu seu caminho"

Evangelho do dia - Lc 4, 21-30; No evangelho de Lucas, continuamos a celebrar o mistério da manifestação de Jesus como salvador de todos os filhos dispersos pelo mundo. Recordamos o dia em que Ele viveu a experiência do desprezo, da rejeição e expulsão de sua cidade, consequência de sua encarnação e missão profética. Em Jesus aparece um profeta que pede, que põe condições para poder dar. Isto não agrada.

Na Eucaristia celebramos o gesto profético supremo da coerência até a morte de Jesus na cruz, única capaz de abrir caminho para a mesa comum.

1ª leitura - Jr 1, 4-5. 5-6. 17-19 ; Na primeira leitura, o jovem Jeremias sente o chamado de Deus e as dificuldades da missão do profeta, mas também o apoio e a segurança que lhe vem do mesmo Deus.

Salmo 70/71 - No salmo, cantamos a confiança em Deus de quem lhe é fiel como verdadeiro profeta.

2ª leitura - 1Cor 12, 31-13, 13; Na segunda leitura, depois de comentar o valor, o significado e as dificuldades dos dons carismáticos, Paulo fala do caminho sem defeitos e superior a todos. O hino ao amor é um dos textos mais líricos e emocionantes do Segundo Testamento. (Por respeito ao diálogo inter-religioso, o antigo Testamento e o Novo Testamento vêm sendo denominados, respectivamente: Primeiro Testamento e Segundo Testamento). A caridade de que fala é o amor ao próximo, mas este pressupõe o amor a Deus.

Neste dia deverão ser entoados pela comunidade dois hinos: após o sermão da palavra, "O profeta"(antes de te formares dentro do seio de tua mãe..." - Hinário Litúrgico, vol 1, p.23; e também o hino "Ao amor", ou seja, o hino de Paulo (Hinário Litúrgico, fascículo 4, p 71), que retorna ao tema da segunda leitura, como canto de comunhão.




Colaboração: Maria Evani

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Santo do dia - 28 de janeiro!

São Tomás de Aquino
O mais sábio de todos os santos
Inteligente, sábio, santo ... Assim podemos definir Tomás Aquino, um dominicano italiano, nascido no ano de 1225, no castelo de Roccassecca, reino de Nápoles, próximo a cidade de Aquino, na Itália.

Passou parte de sua infância e adolescência internado num mosteiro, onde seus pais acreditavam que com a educação recebida, o herdeiro tornaria-se um monge beneditino. Contrariando as expectativas, já na fase pré-adulta, foge de casa ao se interessar pelos estudos teológicos e filosóficos, em universidades da Europa.

Depois de concluído os cursos, Tomás de Aquino torna-se discípulo de Santo Alberto Magno, o qual se impressionou pela grande sabedoria de seu seguidor. Um de seus maiores méritos foi unir os conceitos filosóficos e teológicos sobre a fé e razão, sem distinções, perante a Deus. Também era profundo conhecedor e admirador das obras de antigos filósofos como Aristóteles, do qual desenvolvia seus pensamentos e teses.

Padre dominicano e mestre na Universidade de Paris, no auge do reinado de Luis IX, Tomás de Aquino morre aos 49 anos. Foi canonizado santo pelo Papa João XXII, em 18 de julho de 1323.

Sua festa acontece todo dia 28 de janeiro. Pedimos a benção e sabedoria para lidarmos com os imprevistos da vida à São Tomás de Aquino, o mais sábio de todos os santos.


Texto: Fábio Sales
Foto: dominicanos.pmeevolution
Fonte: (Província Portuguesa da Ordem de São Domingos)


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Terço dos Homens - Edição Especial


Serviço
Terço dos Homens - Edição nº 200
Dia: Quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de Santo André
Obs: Neste dia será rezado o Terço da Família.Todos estão convidados!


Foto ilustrativa: Fábio Sales

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Terço dos Homens!

Padre Edvaldo nomeia
dirigentes do Terço

(Os dirigentes Antonio, Mário, Marcos, Wilson,
Geraldo e Roberto com o padre Edvaldo)

No último dia 13 de janeiro, após a celebração do Terço dos Homens, padre Edvaldo Pereira escolheu seis representantes do grupo para liderar as rezas semanais, na Igreja Matriz de Santo André. Os contemplados pela indicação também serão responsáveis pela organização de eventos externos e pela divulgação do movimento na comunidade e demais pastorais.









Texto: Fábio Sales
Fotos: Élio Ferreira

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Programação Litúrgica - 24/01

3º Domingo do Tempo Comum
Hoje se cumpre a palavra.
" Não fiquem tristes pois a alegria do Senhor é a força de vocês"

Evangelho do dia - Lc 1,1-4; 4, 14-21; No evangelho, o objetivo de Lucas é dar firmeza à fé do Teófilo, quer dizer, do amigo de Deus que cada um de nós pretende ser. O comentário de Jesus à leitura de Isaías mostra que nele as promessas de Deus se fizeram realidade. Em sua palavra e em seus milagres a Escritura se cumpre.

1ª leitura - Ne 8, 2-4. 5-6. 8-10 ; Na primeira leitura, o texto narra a leitura pública da Lei de Deus. O texto faz notar as reações do povo que chora ouvindo as palavras da lei, sinais do amor de Deus por seu povo. O povo voltou do cativeiro e a vida recomeça na terra de Judá. Novo começo exige renovação da aliança.

Salmo 18/19 - No salmo, cantamos a palavra de Deus, Lei do Senhor. Sua prática se chama "Temor do Senhor".

2ª leitura - 1Cor 12, 12-30; Na segunda leitura, Paulo reforça que tudo deve colaborar para o bem comum. Assim como não há ciúme nem espírito de competição entre os diferentes órgãos e membros do corpo, assim também invejas, ciúmes, vaidades, e espírito de competição nunca podem fazer da vida cristã.

Neste dia, deve-se dar destaque especial a todo rito da palavra, introduzindo em procissão o livro de leituras e proclamando bem os vários textos bílbicos.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) sugere após a homilia, membros da comunidade poderão trazer vasilhas com óleo perfumado. Quem preside faz uma oração de benção, e os ministros ungem a comunidade com essas palavras: " O Senhor te faça solidário com os pobres".


Colaboração: Maria Evani

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Programação Litúrgica - 17/01

2º Domingo do Tempo Comum
Nova aliança, novo casamento

Evangelho do dia - João 2,1-11; A liturgia de hoje nos convida a perceber e acolher, na fé, os sinais da presença amorosa do Senhor no nosso cotidiano, no ritmo comum da nossa vida. Maria, símbolo da comunidade cristã, faz o permanente apelo: "fazei tudo o que Ele vos disser", torna possível a festa da vida, as núpcias de Deus com a humanidade. O casamento em Caná é o anúncio que convoca para a adesão em Cristo.

1ª leitura - Is 62, 1-5 ; A primeira leitura, usando a imagem do casamento, nos revela a alegria que Deus, o esposo, sente por causa do povo, sua esposa.

Salmo 95/96 - O salmo expressa um clima de festa, porque Deus governa o mundo com retidão, justiça e fidelidade.

2ª leitura - Cor 2, 4-11; A segunda leitura expressa que na diversidade de pessoas e de dons, a comunidade forma um só corpo no mesmo espírito.

A sugestão do dia é, se possível, colocar junto a Mesa da Palavra, uma ou mais talhas de barro.


Colaboração: Maria Evani

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Oficinas de Oração e Vida

Abertas as inscrições para
as Oficinas de Oração e Vida

Uma evangelização cujo objetivo é aproximar “eu” de Deus, atraves da “Palava”, onde o participante é orientado, incentivado, a ler, meditar, contemplar e tornar ação ou seja levar para a vida os ensinamentos obtidos atraves da”LectioDivina” leitura da biblia :São 3 (tres momentos importantes),Escutar Deus (ler a palavra),Oração (falo com Deus) ,Vivência ( viver segundo a vontade de Deus ).

A evangelização se é autentica como tal gera novas formas de vida para o homem, novas experiencias de convivencia social, novas mentalidades e estruturas de relação entre homens e povos, pois todo cristão deve ter consciecia de ser construtor de uma novasociedade.

O que caracteriza a presença de um cristão na sociedade é seu espirito de evangelizado “caminhante com Cristo”: acolhe, valoriza e tambem cresce como individuo; Vê aspessoas alem de suas ideologias, pois Jesus ao longo de todo seu Evangelho não fez outra coisa senão Ensinar e alguem disse “Se tivessemos que por um nome no Evangelho,teria que ser A ARTE DE APRENDER A AMAR “.

O Evangelho torna –se vivo quando o cristão dá seu testemunho com o seu viver.,O que se faz, o que se é ,é muito mais importante do que se diz. As palavras devem ser acompanhadas dos atos.

As Oficinas de Oração e Vida ,presta serviço de Evangelização:igrejas,comunidades terapeuticas , asilos presidios periferia para semi analfabetos , seminarios,, casas religiosas, etc...

As Oficinas de Oração e Vida oferece Evangelização à:

Adultos (15encontros)

Jovens (10 encontros)

Cursos para casais ( 6 encontros

Conversando com Deus ( crianças alfabetizadas)

Aos participantes das Oficinas de Oração e Vida:”Não deixamos grupos constituidos , ou seja participar não écomprometer-se conosco,mas sim com Deus, consigo mesmo e com o proximo”.

Serviço:

Período de inscrições: janeiro e fevereiro

Início do curso: março

Mais Informações com: Haroldo: (4427-3348), Maria Elisa: (4229-1181) ou Sirley: (4453-3848)


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Editorial Janeiro/2010

Um novo tempo!

2010 nos reserva grandes emoções e decisões. O ano em que torceremos para o Brasil na Copa do Mundo. O ano em que votaremos no novo líder da nação. O ano em que presenciaremos mudanças. O ano de corações solidários. Daqueles que salvam a vida de uma pessoa numa enchente. Daqueles que dão de comer a uma criança faminta. O Natal passou, mas o espírito de ajuda deve permanecer o ano inteiro.

Informo aos amigos paroquianos, que o padre Carlo Verri recebeu a transferência missionária para a cidade de Curitiba, PR. Após um breve período entre nós, Pe. Carlo assume mais um compromisso no ano das suas bodas de ouro como presbítero da Igreja. Ao Pe. Carlo sucesso na sua mais nova missão. Que o Espírito Santo o ilumine!

Fábio Sales
Editor do Jornal O Apóstolo

domingo, 10 de janeiro de 2010

Missão Criança feliz I

Matriz realiza ato solidário
na comunidade Tamarutaca

O sorriso no rosto das crianças não era por acaso. É que às vésperas do Natal, no dia 23 de dezembro, o Papai Noel visitou a comunidade da Tamarutaca e distribuiu 300 panetones e 250 sacolinhas com balas e chocolates para os pequeninos. A doação foi feita pelos paroquianos da Igreja Matriz.
















Texto e fotos: padre Edvaldo/ Fábio Sales

sábado, 9 de janeiro de 2010

Missão Criança feliz II

Voluntários da Matriz distribuem
panetones para as crianças


















Texto e fotos: padre Edvaldo/ Fábio Sales

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Programação Litúrgica - 10/01

O batismo do Senhor

Evangelho do dia - Lc 3,15-21-22; Inauguração de um novo tempo. É o ponto inicial do Evangelho e dos Evangelhos, porque "a boa notícia" do Messias Jesus, tem início a partir do momento em que Jesus se faz discípulo do Batista. o Evangelho de Lucas lembra que o povo estava na expectativa e se perguntava se João seria o Messias..

1ª leitura - Is 42, 1-4 , 6-7; Em Isaías, temos o cântico do Servo do Senhor, descrevendo sua vocação profética, sua missão, a escolha divina. O Servo não realizará sua missão através de armas ou violência. Seu estilo de ação é novo: suavidade e mansidão; firmeza no sofrimento e perseverança na realização da missão.

Salmo 28/29 - O Salmo é um hino de louvor. Deus é o aliado que abençoa o seu povo com a PAZ. tem na pessoa do rei o centro das atenções. Os cristãos viram em Jesus um novo rei, único rei do povo.

2ª leitura - At 10, 34-38; Nos Atos dos Apóstolos, Pedro não faz diferença entre pessoas, não distingue povo ou raça, mas aceita a todos e cada um que o reconhece como o Senhor e pratica a Justiça.

A sugestão do dia é destacar a Fonte Batismal com o Círio Pascal. Algumas pessoas trazem vasilhas com água e a derramam na Fonte. O rito da aspersão substitui o Ato Penitencial.


Colaboração: Maria Evani

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Missão Criança feliz III

Papai Noel presenteia crianças
na comunidade Tamarutaca
















Texto e fotos: Padre Edvaldo/ Fábio Sales

domingo, 3 de janeiro de 2010

Novena de Natal - parte I

Comunidade 'pede'
um mundo melhor

"A salvação prometida por Deus a todos os pobres!" ... "Cumpre o dever e praticai a justiça. Minha salvação está prestes a chegar!"... "Com imensa compaixão, venho acolher-te"... Frases como essas simbolizaram o espírito da Novena de Natal, cujo encerramento aconteceu no dia 22 de dezembro, com a participação de pastorais e movimentos da Igreja Matriz de Santo André.

A acolhida foi feita pelo padre Edvaldo Pereira. Em seguida, nove pessoas, segurando velas, caminharam em direção ao altar, enquanto nove paroquianos exibiam frases representativas de cada dia da novena. A bílbia e um vaso com flores também foi oferecido ao altar pelos participantes da reza.

Realizada a procissão de entrada, o refrão meditativo foi entoado por todos para o acendimento das velas. A seguir, ocorreu a representação da vida de dona Josefa, personagem que exclama a seguinte frase: " Como o Senhor é bom! Ele nunca abandona os pobres! Muito obrigada Senhor!", como forma de agradecimento dos paroquianos pela chegada do menino Jesus. A Oração Salmica foi realizada pela paroquiana Dirce, integrante do Apostolado da Oração.

Dando seqüencia ao programa da novena, Padre Edvaldo, após a aclamação ao Evangelho, proferiu a leitura do livro de Lucas (1, 39-45) e a meditação da partilha. Lúcia, representando a Legião de Maria, foi a encarregada das preces da comunidade.

Ao final, o sacerdote abençoou a todos os grupos e pastorais que participaram deste momento, ao som da canção natalina Noite Feliz, executada pelo grupo de canto da missa das 16h.

Acompanhe a participação dos
grupos da Igreja Matriz:
















Texto e fotos: Fábio Sales